Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 dicas para reduzir o consumo de embalagens plásticas
Meu Lar 24/06/2020

4 dicas para reduzir o consumo de embalagens plásticas

Para ter um estilo de vida sustentável e ajudar o meio ambiente, é muito importante promover algumas mudanças de consumo, não é mesmo? Como exemplo, seguir a lógica dos três R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Para isso, um bom começo é tentar diminuir ao máximo o consumo de embalagens plásticas. Quer aprender a ser mais ecológico no dia a dia? Aqui, nós listamos 4 dicas simples. Confira!

1. Dê preferência a produtos com embalagens mais ecológicas

Na hora de fazer as compras do mês, uma boa dica é tentar dar preferência aos produtos que vêm em embalagens mais ecológicas. A Qualitá, para quem não sabe, anunciou em 2019 a substituição de suas bandejas de isopor por modelos de papelão. A melhor parte dessas novas bandejas é que elas são biodegradáveis e 100% livres de substâncias tóxicas – ou seja, têm uma rápida decomposição e não afetam o meio ambiente. Interessante, não é mesmo?

2. Recicle todas a embalagens plásticas sempre que possível

Vale destacar que muitas embalagens plásticas são recicláveis e, sendo assim, devem ser descartadas da forma correta. A nossa dica é tentar comprar produtos que possam ser reciclados, como garrafas pet, por exemplo. Muita gente não sabe, mas o plástico filme (geralmente usado para conservar alimentos) também pode ser reciclado! E seja qual for a embalagem que você for usar, na hora de fazer o seu descarte ela não deve ir para o lixo comum. Em vez disso, guarde o material em um local à parte após fazer a sua higienização. Quando tiver uma quantidade considerável, leve para a reciclagem ou a um posto de coleta.

3. Recorra a embalagens de vidro e reutilize-as posteriormente

Que tal dar preferência para as embalagens de vidro? Potes de geleia, palmito, azeitona, requeijão e outros podem e devem ser reaproveitados em casa. Ao comprar produtos em embalagens de vidro, você reduz bastante o consumo de plástico e, ao mesmo tempo, adquire recipientes que podem ser úteis na casa. Você pode reaproveitar potes de vidro para guardar temperos, por exemplo, ou organizar outros itens de cozinha.

4. Use ecobags para carregar os alimentos nas compras

Outra dica importante para reduzir o consumo de plástico é adquirir o hábito de levar ecobags  sempre que for às compras. Assim, você não precisa usar as sacolas plásticas do mercado. Uma boa estratégia, inclusive, é evitar colocar frutas e legumes (como chuchu, abobrinha, abacate e mamão) dentro de embalagens plásticas. Eles podem ser guardados direto na ecobag sem problemas.

Obs.: Além de evitar o consumo de embalagens plásticas (que demoram para se decompor na natureza), você também deve evitar outros materiais prejudiciais ao meio ambiente, como o isopor.