Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 dicas de segurança dos bombeiros para manter a sua casa sempre protegida de imprevistos
Meu Lar 02/07/2019

4 dicas de segurança dos bombeiros para manter a sua casa sempre protegida de imprevistos

Você sabia que 2 de julho é considerado o Dia do Bombeiro Brasileiro? Essa profissão é uma das mais bonitas e corajosas que existem, pois atua no resgate e salvamento de vidas – em situações de incêndios, acidentes de trânsito, enchentes, desabamentos e por aí vai. Além disso, os bombeiros conhecem muito bem dicas de segurança e sabem como implementá-las em casa. Então, para entrar no clima de hoje, nós preparamos uma lista com 4 dicas de segurança dos bombeiros que servem para deixar a casa sempre protegida. Confira e as coloque em prática!

Não use diversos adaptadores em uma mesma tomada: recorra ao filtro de linha

Uma dica básica que faz total diferença para a segurança da casa é evitar ligar diversos aparelhos em uma mesma tomada com um adaptador simples. Caso isso aconteça, são maiores as chances de haver um superaquecimento e, quem sabe, até um incêndio.

Por isso, o mais indicado é nunca sobrecarregar demais as tomadas – opte por um filtro de linha para ligar vários aparelhos juntos e, assim, também deixá-los mais protegidos contra curtos-circuitos. Esse tipo de filtro possui um fusível interno que, em incidentes (em casos de relâmpagos, por exemplo), impede que altas cargas atinjam os equipamentos. Interessante, né? Portanto nada de colocar fogo nos aparelhos e depois ligar correndo para os bombeiros, ok?

Tome os devidos cuidados com o botijão de gás

Você também precisa tomar muito cuidado com o botijão de gás, ok? Em casos de vazamentos de gás, o perigo é que aconteça alguma explosão na cozinha. Portanto, caso você desconfie que isso esteja acontecendo, o ideal é fazer um teste: com uma esponja, coloque detergente (com espuma) diretamente na válvula do botijão. Se surgirem bolhas de sabão significa que está havendo um vazamento. Nesse caso, trate de fechar bem o registro e faça o teste novamente. Caso o vazamento persista, o mais indicado é chamar um profissional. Lembre-se também de abrir as janelas e garantir que todos fiquem longe do botijão.

Obs.: Os bombeiros recomendam que o botijão fique instalado em um local arejado e, de preferência, fora da cozinha.

Antes de viajar, tire aparelhos das tomadas e feche o registro do gás de cozinha

Quem tem o costume de viajar com frequência também precisa ficar atento a algumas dicas de segurança. De acordo com os bombeiros, o ideal é que você retire praticamente todos os aparelhos das tomadas – computador, micro-ondas, secador de cabelo, televisão, aparelho de som e por aí vai. Assim, você evita possíveis curtos-circuitos, preserva os equipamentos e ainda economiza energia. Não se esqueça de também desligar o registro do gás de cozinha para evitar possíveis incêndios e acidentes. Seguindo essas dicas não tem erro!

Tome cuidado com o fogão, as panelas e as facas da cozinha

A cozinha é um dos cômodos que mais exigem cuidados na casa, viu? Além de se preocupar com o fogão (e, consequentemente, com as panelas e panos de prato), também é necessário tomar certos cuidados com as facas e objetos cortantes.

Uma dica recorrente dos bombeiros é não deixar o pano de prato em cima da panela enquanto o fogo estiver ligado. Qualquer material de tecido (inclusive aventais) é inflamável. Portanto, o ideal é que você mexa na tampa usando uma luva própria (e nunca um pano). Além disso lembre-se de deixar os cabos das panelas virados para a parte de dentro do fogão – evitando, assim, possíveis acidentes com a comida quente.

No que diz respeito às facas e objetos cortantes, a instrução dos bombeiros é ter uma postura cautelosa. O ideal é que você nunca deixe as facas sobre a pia – o mais indicado é guardá-las em uma gaveta ou até mesmo em um suporte próprio. Neste caso, lembre-se de deixar a ponta virada para baixo.

Seguindo essas dicas de seguranças dos bombeiros, pode ter certeza que a sua casa estará segura!