Limpeza

4 dicas de como limpar notebook sem danificá-lo

Na hora de limpar notebook, passe hastes flexíveis nas teclas (para uma limpeza mais detalhada) e, em seguida, passe um pano por cima para tirar a poeira de uma forma geral
Na hora de limpar notebook, passe hastes flexíveis nas teclas (para uma limpeza mais detalhada) e, em seguida, passe um pano por cima para tirar a poeira de uma forma geral

Criar o hábito de limpar o notebook é importante para evitar o acúmulo de poeira tanto nas teclas quanto no touchpad e na tela. E você sabia que essa é uma tarefa bem simples e rápida de fazer? A melhor parte é que nem é necessário usar muitos produtos de limpeza - basta uma flanela macia e umas hastes flexíveis para resolver o problema. Para te ajudar nessa missão, nós separamos dicas de como limpar notebook sem danificá-lo. Confira!

1. Passe um pano de microfibra levemente umedecido para limpar a tela

Para remover as poeiras que ficam na tela do notebook, a principal dica é passar um pano de microfibra seco, fazendo movimentos circulares para tirar bem as sujeiras. Caso haja alguma manchinha ou poeira impregnada, umedeça levemente o pano ou então use produtos específicos para a limpeza de eletrônicos - que são geralmente encontrados em lojas de material de eletrônica. Usando um produto específico, você consegue limpar notebooks e computadores de forma mais segura (sem comprometer a parte elétrica dos aparelhos).

Vale destacar, no entanto, que é importante evitar ao máximo produtos de limpeza (como álcool, detergente ou até mesmo limpa vidros) para limpar a tela. Isso porque esses produtos podem ressecar e danificar o display a longo prazo, causando manchas definitivas. Por isso, o ideal é que você passe apenas um paninho seco ou levemente umedecido, ok?

2. Use hastes flexíveis para limpar detalhadamente o teclado

Caso você examine atentamente as teclas do notebook, irá perceber sujeiras pequenas (como cílios ou resíduos de comida) que ficam acumulados nas junções entre as teclas. E, como não é possível fazer uma limpeza detalhada usando apenas a flanela, o ideal é recorrer às hastes flexíveis para limpar bem as interseções entre os botões e as partes pouco acessíveis. Depois, passe um pano por cima de todo o teclado e prontinho! Fazendo essa limpeza uma vez por semana, pode apostar que as teclas ficarão sempre bem limpas!

Obs.: Para evitar que as teclas fiquem sujas e com marcas de gordura de dedo, a nossa sugestão é nunca mexer no notebook com os dedos sujos de comida.

3. Não se esqueça de limpar as entradas USB e saídas de ar com hastes flexíveis

Use também uma haste flexível para limpar as saídas de ar e as entradas USB do notebook - lembrando de esfregar com suavidade para evitar que grudem fiapos de algodão durante a limpeza. Assim, você evita o acúmulo de poeiras e, consequentemente, protege melhor o notebook contra um possível superaquecimento.

4. Você pode usar uma flanela macia levemente umedecida para limpar a estrutura do notebook

Para finalizar a limpeza do notebook, outra dica importante é usar uma flanela macia para limpar toda a estrutura do notebook - tanto a parte externa quanto a interna (incluindo os arredores do teclado e o touchpad). Vale destacar que o ideal é sempre evitar produtos de limpeza, pois eles podem acabar desbotando o material do notebook e, em casos mais graves, até danificar alguma peça. Por isso, a nossa dica é sempre usar uma flanela (que não solte fiapos, de preferência) levemente umedecida para conseguir remover as sujeiras com facilidade. Não tem muito erro!

Seguindo essas dicas e tomando os devidos cuidados, é possível manter o notebook sempre limpo e em bom funcionamento. O ideal é que você faça essa limpeza uma vez por semana ou pelo menos uma vez a cada 15 dias, ok?

Matérias: Limpeza

Ver mais