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Guia Culinário 13/11/2020

4 dicas de como começar um negócio de quentinha

Montar marmitas para vender é uma ótima forma de fazer renda extra e ter um negócio próprio! Essa é uma boa alternativa, inclusive, para pessoas que gostam de cozinhar e precisam fazer um dinheiro a mais todo mês. No entanto, para abrir um empreendimento de sucesso por conta própria, é muito importante ter planejamento e levar vários aspectos em conta – estruturar logísticas de produção e distribuição, por exemplo. Para te ajudar, nós preparamos uma matéria com 4 dicas importantes de como começar um negócio de quentinha. Confira!

1. Comece definindo melhor o seu negócio

O primeiro passo para abrir um negócio próprio de marmitex é estabelecer um modelo de produção (será um sistema apenas delivery, por exemplo?) e se organizar para otimizar os lucros. Comece planejando em um papel todo o esquema do empreendimento: qual será o ambiente de trabalho, como serão realizadas as entregas, onde serão comprados os ingredientes (para ter um melhor custo benefício), em quais dias o negócio funcionará (apenas nos dias de semana?).

Uma boa dica para quem quer gastar menos é criar, inicialmente, apenas um serviço de entregas – assim, você precisa apenas se preocupar com o preparo da comida e a entrega (que pode ser feita de bicicleta ou moto, por exemplo). Nesse caso, também é importante definir a área de cobertura do serviço – ou seja, em quais bairros e setores da cidade a entrega será feita. Ao começar o negócio com mais cautela (apenas com um sistema de delivery) fica mais fácil de expandir depois.

2. Planeje um cardápio diferente para cada dia

Para que o seu negócio de quentinha faça sucesso, é muito importante servir uma comida gostosa, bem temperada, de qualidade e, preferencialmente, variada. Por isso, a nossa sugestão é planejar um cardápio diferente, com duas ou três opções de pratos, para cada dia da semana. Vale destacar que o ideal é ter, quase sempre, o combo arroz com feijão + 2 ou 3 acompanhamentos. Uma boa dica é também apostar em opções vegetarianas para atingir uma parcela maior do público.

Além disso, tente manter o negócio com um preço justo – ou seja, faça cálculos para ter uma boa margem de lucro, mas sem colocar preços muito altos. Aqui, nós listamos algumas sugestões de cardápio para os dias da semana que servem de inspiração:

Segunda-feira

Prato 1: arroz branco (ou integral), feijão preto, frango à milanesa, batata frita e salada verde

Prato 2: arroz branco (ou integral), feijão preto, carne moída, purê de abóbora e salada

Prato 3: penne ao molho pesto com ovos de codorna

Terça-feira

Prato 1: arroz branco (ou integral), estrogonofe de carne, batata frita ou batata palha

Prato 2: arroz branco (ou integral), feijão carioquinha, farofa, bife e batata frita

Prato 3: risoto de cogumelos com legumes cozidos

Quarta-feira

Prato 1: arroz branco (ou integral), feijão vermelho, filé de frango, batata frita e salada

Prato 2: arroz branco (ou integral), feijão vermelho, purê de batata e almôndegas

Prato 3: espaguete com almôndegas e salada verde

Quinta-feira

Prato 1: arroz branco (ou integral), feijão preto, farofa, carne assada com batata

Prato 2: arroz branco (ou integral), feijão preto, filé de peixe frito, batata frita e salada

Prato 3: talharim ao molho branco

Sexta-feira

Prato 1: feijoada completa (arroz, feijoada, farofa, couve refogada e laranja)

Prato 2: arroz branco (ou integral), feijão preto, farofa, bife e batata frita

Prato 3: lasanha à bolonhesa ou ao molho branco

Obs.: Vale destacar que cada um pode organizar o cardápio (e pensar nas combinações) da forma que preferir. Você pode oferecer apenas duas – ou até uma – opções de prato por dia e também colocar dois acompanhamentos em vez de três, por exemplo. Depende do seu objetivo de negócio!

3. Calcule a quantidade de comida para cada marmitex

Uma das partes mais difíceis de abrir um negócio de marmitex é conseguir calcular a quantidade certa de comida que deve ser comprada (sacos de arroz, feijão, macarrão, carne e outros ingredientes) sem muita margem de erro. Para te ajudar, nós fizemos um cálculo médio da quantidade de comida usada para cada marmita.

Arroz

Calcule 1 xícara de arroz cru (200 g) para a confecção de 4 quentinhas pequenas. Logo, um saco de 2 kg de arroz cru rende 40 marmitas pequenas. Caso a ideia seja fazer quentinhas maiores, o planejamento deve ser diferente: calcule ½ xícara de arroz cru (100 g) para a confecção de apenas uma quentinha grande. Nesse caso, um saco de 2 kg de arroz cru rende 20 marmitas grandes.

Feijão

Para usar sempre a mesma quantidade de feijão nas marmitas, é muito importante criar uma base padrão. A nossa dica é usar uma concha para marmitas pequenas e duas para as grandes. O estimado é que 2 kg de feijão cru rendem 20 marmitas grandes ou então 40 pequenas (basta se guiar pela quantidade de conchas).

Macarrão

Para massas longas (como espaguete e talharim), o ideal é dividir um pacote de 500 g em 5 porções de marmitas pequenas. Caso o objetivo seja fazer marmitas maiores, divida um pacote de 500 g em 3 porções. Já as massas secas (como penne ou gravatinha) devem ser calculadas da seguinte forma: 80 g rende uma refeição pequena e 120 g uma grande. Logo, um pacote de 500 g de penne pode render cerca de 6 quentinhas pequenas ou 4 grandes.

Carne, frango ou peixe

Tente seguir o mesmo padrão de tamanho dos filés de carne para todas as quentinhas. Você pode colocar um pedaço médio nas marmitas pequenas e dois médios na grande, por exemplo. Use uma balança para facilitar o seu trabalho nesse sentido.

Obs.: Para não errar na quantidade dos outros acompanhamentos, use sempre a mesma colher ou pegador e tenha uma balança como auxiliar. Assim, você pode ir pesando todas as quentinhas para garantir que elas têm a mesma quantidade de comida.

4. Tenha um bom sistema de comunicação por redes sociais

Outro ponto importante para que o negócio de quentinha dê certo é criar um bom sistema de comunicação com os clientes. Para isso, você pode propor um atendimento via WhatsApp (enviando o cardápio por uma lista de transmissão) e também criar uma conta no Instagram e Facebook para divulgar o serviço. Essa parte de comunicação é tão importante quanto o preparo das quentinhas!