Fun

4 dicas para customizar camiseta sem sair de casa

Para fazer uma customização de camiseta bem personalizada - e ainda explorar o seu lado artístico -, uma boa dica é fazer pinturas com tintas para tecido e um bom pincel
Para fazer uma customização de camiseta bem personalizada - e ainda explorar o seu lado artístico -, uma boa dica é fazer pinturas com tintas para tecido e um bom pincel

Você já pensou em reaproveitar uma camiseta velha para fazer algo novo e mais estiloso? Pois é, com a ajuda de alguns produtos (como água sanitária ou tintas) e um pouco de criatividade, é possível revitalizar peças do seu guarda-roupa de forma personalizada. Essa é uma boa dica, inclusive, para quem gosta de seguir a linha DIY ("Do It Yourself" ou "Faça Você Mesmo") e quer incluir hobbies novos na rotina. Aqui, nós separamos 4 sugestões bem práticas e diferenciadas para customizar camiseta sem sair de casa. Vale a pena conferir!

1. Faça uma estampa tie-dye com água sanitária

Que tal apostar na clássica estampa tie-dye para deixar a camiseta com um novo visual? Forte tendência do movimento hippie dos anos 70, essa técnica consiste basicamente em tingir ou descolorir a peça usando água sanitária ou tintas - criando estampas abstratas (listras, espirais ou manchas, por exemplo) que ficam bem interessantes.

Caso a peça seja toda de uma cor forte (rosa, azul ou verde intenso) ou escura (preta ou cinza, por exemplo), o resultado com a água sanitária fica bem bonito! Nesse caso, comece lavando bem a camiseta com sabão simples, depois enxágue e torça bem o tecido, deixando-o úmido. Em seguida, faça a amarração que você preferir e prenda com elásticos.

Uma boa dica é apoiar a camiseta totalmente esticada em uma bancada, segurar no centro com os dedos e ir torcendo (girando em sentido horário) até que ela fique toda redonda. Depois, prenda com dois elásticos, formando um "X", jogue a água sanitária, deixe-a agir no tecido por no mínimo 1 hora e, depois, lave normalmente a peça. O resultado é uma mancha em espiral (com partes desbotadas, por conta da água sanitária) que dá uma nova vida à camiseta. Vale a pena experimentar!

Obs.: Você também pode colorir a camiseta usando tintas de diferentes cores. Nesse caso, o processo de customização é o mesmo que citamos acima. No entanto, em vez de despejar a água sanitária, basta jogar a tinta no tecido. Além disso, para que o tingimento tenha sucesso, uma boa sugestão é deixar a tinta atuar na roupa por 24 horas. Espere esse tempo e depois lave a camiseta para ver o resultado!

2. Use uma tesoura para fazer diferentes cortes

Com a ajuda de uma tesoura para costura (que serve para cortar melhor diferentes tecidos), é possível fazer uma customização de camiseta bem interessante. Além de cortar a parte de baixo para fazer um cropped, por exemplo, você também pode fazer recortes diferenciados. Uma boa sugestão é desenhar um "V" logo abaixo da gola, na parte da frente da camiseta, e usar a tesoura para cortar em seguida (tirando essa parte do tecido em formato de triângulo). Assim, você faz uma blusa em gola choker - tendência que vem fazendo cada vez mais sucesso!

3. Que tal brincar de tingir a camisa com tintas?

Se você quer mudar a cor da camiseta para torná-la mais viva, uma boa dica é tingir a peça com a cor de sua preferência. Para fazer isso de forma homogênea, encha uma panela grande com água (o suficiente para deixar a blusa submersa) e, então, coloque para ferver. Em seguida, adicione o corante de sua preferência e algumas gotas de fixador - para que a cor pegue bem no tecido. Use uma colher de pau para mexer a solução e garantir que os produtos fiquem bem diluídos, depois mergulhe a camiseta na panela e mantenha em fogo baixo, mexendo por alguns minutos.

Passados uns 5 minutos, apague o fogo, mantenha a camiseta de molho e espere algumas horas. Se puder deixar de um dia para o outro, melhor ainda! Passado esse tempo, tire a roupa da panela e, então, lave-a com água fria. Vale lembrar que é comum que saia bastante tinta nessa primeira lavagem - portanto, lave a peça separadamente para não correr o risco de manchar outras roupas, ok?

4. Faça pinturas ou carimbos com moldes, penas e diferentes objetos

Que tal carimbar a camiseta com desenhos e formatos variados? Essa é uma customização bem fácil de fazer e o resultado fica bem bonito! Nesse caso, basta apoiar a blusa esticada em uma superfície lisa e, então, usar carimbos (ou diferentes objetos) com tinta para fazer uma estampa diferenciada. Uma boa dica, por exemplo, é usar uma pena para carimbar - basta mergulhá-la em tinta verde (ou de outra cor) e, em seguida, carimbar nas partes da camiseta que preferir. Você também pode usar carimbos em formatos de estrela, bolinha, coração ou o que for. Apenas lembre-se de usar uma tinta própria para tecido (para que fique bem fixada) e espere a estampa secar bem antes de lavar a peça.

Para quem quer explorar o lado mais artístico e gosta de fazer pinturas, outra sugestão é usar um bom pincel e tintas para fazer uma arte bonita na camiseta - você pode desenhar plantas, frutas e até paisagens coloridas. Essa é uma boa dica para quem quer explorar mais a criatividade e fazer uma peça ainda mais exclusiva. 

Matérias: Fun

Ver mais