Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 cuidados que você precisa ter com a sua roupa de cama
Cuide Bem 14/12/2018

4 cuidados que você precisa ter com a sua roupa de cama

Deitar na cama e dormir tranquilamente é um prazer sem igual. Mas você já passou estresse pela manhã ao encontrar os lençóis revirados? Se sim, sabe que muitos deles acabam ficando manchados mais facilmente por conta do modo como deitamos e até nos mexemos. Para evitar que sua roupa de cama tenha um tempo de vida mais curto que o usual, separamos algumas dicas incríveis para que dormir, acordar e até arrumar as cobertas seja motivo de prazer no seu dia a dia. Ficou curioso? Então é só continuar lendo!

Evite umidade e roupas sujas para ter uma rotina mais confortável

A primeira coisa que você deve saber é que deixar a toalha molhada em cima da cama pode não ser algo muito legal nem com os lençóis e nem com você. A umidade costuma aumentar a incidência de alergias, porque ajuda a reunir fungos e mofo. Além disso, atente-se para não se deitar sobre a cama com roupas sujas, como as que você usou durante todo o dia. O mais adequado é sempre tomar um banho antes de dormir, porque não adianta a colcha estar limpa se você não está também, não é verdade?

Os cuidados começam na hora de lavar cada peça

A primeira coisa que você deve saber é que é importante separar as peças brancas das que são coloridas ou estampadas. Feito isso, lave os lençóis em duas levas para que a cor de um grupo não acabe manchando as colchas brancas. Dependendo do material da sua roupa de cama, pode ser que a fronha ou outra peça tenha algumas recomendações específicas, por isso fique atento às etiquetas e siga as orientações detalhadas.

Alguns tecidos, por exemplo, costumam soltar as famosas bolinhas, o que pode ser prejudicial principalmente aos outros materiais. Para evitar esse tipo de acidente, lave os lençóis de algodão, por exemplo, em uma leva diferente dos que são feitos de poliéster. No caso de você querer clarear uma colcha branca que ficou amarelada, use apenas alvejante sem cloro, tudo bem?

Passar e guardar seus lençóis é tão importante quanto limpá-los

Para que todo o tecido fique bem lisinho, a dica geral é tirar o lençol da corda ainda levemente úmido. Dessa forma, fica muito mais fácil passar e unir as pontas. Se quiser, você ainda pode dobrar cada colcha antes de passá-las, de forma que só será necessário alternar os lados do tecido para que o resultado fique perfeito. Em relação às fronhas, prefira passar a peça aberta antes de dobrá-la. E comece sempre pelas pontas, tudo bem? Dessa forma vai ficar muito mais simples realizar o resto da tarefa. Além disso, se você usar um conjunto de lençóis ao mesmo tempo, será muito mais fácil na hora de lavar, passar e guardar e reduz – e muito – as chances de alguma peça se perder das demais.

Arrume sua cama de forma adequada para que dormir seja ainda mais prazeroso

A principal dica é usar um protetor de colchão para que o tempo de vida útil do lençol seja alongado. O acessório permite que sua roupa de cama não se desgaste facilmente e ainda garante mais maciez ao deitar. Use um lençol de elástico para que o resultado fique exatamente como você queria e o tecido esteja sempre esticado. Caso você só tenha lençóis comuns, abra o tecido por completo e regule as barras do material para que a saia improvisada esteja toda do mesmo tamanho. Para finalizar, você ainda pode espirrar um pouco de água perfumada para que sua cama fique cheirosa em qualquer hora do dia.