Economia do lar

4 checklists que prometem deixar a sua vida mais fácil

Fazer uma lista de compras ajuda a otimizar tempo dentro do mercado - e você não corre o risco de esquecer algo!
Fazer uma lista de compras ajuda a otimizar tempo dentro do mercado - e você não corre o risco de esquecer algo!

Você já pensou em fazer listas para se organizar nas tarefas de casa? É só separar uns minutos por semana para colocar tudo em ordem: anote todas as coisas importantes no papel e planeje o dia a dia de faxina e arrumação. Quem já adotou esse estilo de vida pautado nas "checklists" sabe que faz total diferença quando nos organizamos e botamos tudo em um caderninho. Para te ajudar nessa missão, a gente separou 4 checklists que facilitam a vida de todo mundo. Confira!

1. Lista de mercado facilita a procura de produtos durante as compras

Essa é a lista mais clássica e básica de todas, tanto é que muita gente já tem o costume de fazê-la. Ela consiste na listagem de tudo aquilo que precisamos comprar no supermercado e pode ser feita uma vez por semana. As frutas e verduras, por exemplo, devem ser consumidas quando frescas. Por isso, uma boa dica é deixar para comprá-las toda segunda ou quarta-feira. Além disso, também é importante comprar uns congelados para guardar no freezer, como lasanhas, pizzas e outros pratos que ajudam muito em certas emergências.

Fazendo uma lista numerada, com todos os alimentos que você precisa comprar, pode apostar que vai ser muito difícil se esquecer de trazer algo. Uma boa dica é também anotar os itens por categoria. Ou seja, comece listando todos os produtos de limpeza (sabão em pó, detergente, sabonete, amaciante etc.), depois todos os frios e itens de geladeira (queijo, presunto, requeijão e iogurte) e assim por diante. Assim, você também consegue otimizar o tempo dentro do supermercado. Só não se esqueça de levar uma caneta para dar um check naquele item que você já colocou no carrinho, ok?

2. Faça um levantamento do que tem na geladeira e suas respectivas validades

Além de fazer a lista das compras, também é importante que você tenha controle sobre as coisas que estão armazenadas na geladeira. Ninguém gosta de abrir a porta do refrigerador e sentir aquele cheiro de estragado, né? Por isso, o ideal é colocar um quadrinho na geladeira, daqueles que podem ser escritos com canetas pilot e apagados sempre que necessário. Ali, você vai fazer uma tabelinha organizada com tudo que tem na geladeira e suas respectivas validades: o iogurte, o queijo, a mortadela (alimentos que não têm uma validade tão longa) e até mesmo a comida que foi feita no dia, com a data ao lado, para facilitar a organização.

3. Checklist do que fazer antes de sair de casa

Sabe quando a gente fica com aquela sensação de que esqueceu a luz acesa ou o ferro ligado na tomada? Pois é, se você montar um checklist completo de "o que fazer antes de sair de casa", esse problema não vai mais existir. O ideal é pendurar um quadro na cozinha onde você pode escrever esse tipo de coisa: apagar as luzes; desligar os ventiladores/ ares-condicionados; se certificar de que o ferro ou o secador de cabelo estão fora da tomada; fechar as janelas e por aí vai.

4. Organize os dias para fazer faxina e arrumar os itens da casa

Quando se trata de fazer faxina na casa, o planejamento é um dos principais segredos para o sucesso! Isso porque é necessário separar os dias para realizar as diferentes tarefas, de modo que você não fique sobrecarregado e consiga fazer tudo com mais capricho. Para isso, uma boa dica é montar uma rotina de segunda a domingo, encaixando todas as tarefas de limpeza (passar pano, lavar as roupas, a louça etc.).

Destine um dia apenas para varrer e passar um pano nos cômodos e outro para lavar a área externa. Também é importante separar um dia da semana para lavar o banheiro, ok? O lado bom é que cada um pode montar o roteiro que preferir, aliando bem os horários. Tente usar um planner com todos os dias indicados (de segunda a domingo) para anotar certinho todas as tarefas. Vai facilitar muito a sua vida!

Além de fazer um planejamento da faxina, você também pode montar uma outra lista exclusiva para a organização das gavetas, armários, prateleiras, caixas e outros pontos da casa. O lado bom é que fazer isso é bem mais simples - pois uma vez que você tiver organizado, basta se policiar para manter tudo sempre arrumado daquele jeitinho. Mas caso a bagunça seja muito grande, o mais recomendado é ir fazendo tudo aos poucos. Separe um dia para arrumar os cabides, outro para as gavetas, mais um para as caixas e assim por diante. Anote tudo em uma lista e se policie para segui-la direitinho! Você vai ver que com um pouco de organização as tarefas ficam mais fáceis e rápidas.

Matérias: Economia do lar

Ver mais