Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
4 brincadeiras de festa junina para se divertir com as crianças
Meu Lar 24/06/2021

4 brincadeiras de festa junina para se divertir com as crianças

Festa é para se divertir, é ou não é? Nesta época de São João, nada melhor do que celebrar a data com um evento cheio de alegria e agitação! As festas juninas são marcadas por comidas típicas, músicas temáticas, uma decoração característica e muitos jogos. Por isso, preparamos uma lista com 4 brincadeiras de festa junina para você se divertir com as crianças. A melhor parte é que você pode fazer tudo com reaproveitamento de materiais! Vamos lá?

1. Jogo de argolas com garrafa pet

Você já deve ter acompanhado ou participado de um jogo de argolas, né? Esta é uma das brincadeiras de festa junina mais desafiantes! Um dos fatores positivos é que o jogo das argolas é bem simples de ser reproduzido em casa. Há várias maneiras de reaproveitar garrafa pet, e este é um ótimo momento para isso!

Você só vai precisar de garrafas pet e algumas argolas! O ideal é enchê-las com água, terra ou algo que seja suficientemente pesado para garantir que elas não sejam derrubadas com facilidade durante o jogo. Se quiser dar um charme diferente à brincadeira, pinte as garrafas de cores diferentes para tornar o jogo ainda mais interessante e divertido para as crianças!

2. Boca do palhaço com caixa de papelão

Acertar a boca do palhaço na festa junina é quase como marcar um gol no futebol! Todos que participam da brincadeira aproveitam a energia para marcar pontos e ganhar brindes. Você só vai precisar de uma caixa de papelão ou um pedaço de isopor!

Para montar a figura do palhaço, você deve imprimir e colar uma imagem ao material ou desenhar e colorir à mão. O projeto de desenho e pintura pode ser interessante para cativar as crianças antes mesmo da festa começar! Quando o palhaço estiver pronto, faça um corte circular na altura da boca com o auxílio de uma tesoura ou estilete de modo que a bolinha de ping-pong (ou mesmo de papel) possa ser arremessada e passe pelo buraco.

3. Tomba lata com copos de plástico ou latinhas vazias

Derrubar todas as latas pode parecer uma tarefa fácil, mas, na verdade, é bem trabalhosa! Apesar disso, o tomba lata é um jogo muito instigante e está presente entre as brincadeiras de festa junina mais conhecidas. Se você tem latas de metal guardadas em casa, copos de plástico ou rolos de papel higiênico que possam ser reaproveitados, já os separe para montar o jogo!

A proposta desta brincadeira é derrubar uma pirâmide de latas (ou copos). O objetivo é acertar todos os itens, mesmo os que estão na base, para ter a pontuação máxima. Caso queira dar mais vida à festa, colorir ou encapar os itens com cartolina é uma maneira de chamar a atenção dos convidados!

4. Pescaria pode ser feita com folhas de EVA

A pesca é mais uma das brincadeiras típicas de festa junina e está sempre presente! A ideia é simular um lago com peixes artificiais que possam ser capturados com o auxílio de uma vara de pesca adaptada.

Se você quiser fazer os peixes em casa, utilize folhas de EVA para que eles possam flutuar e não sejam danificados pela água. Corte o material com o auxílio de uma forma predefinida. Na região do olho do animal, faça um pequeno círculo que o permita ser capturado. A vara de pesca pode ser feita com palito de churrasco, um clipe de papel e barbante. Ajuste o clipe de papel em formato de gancho e o amarre na ponta do palito com um barbante.

Para realizar o jogo, você deve utilizar um grande pote de vidro transparente ou bacia que disponha em casa. Depois de encher o recipiente de água, coloque os peixes na superfície e comece a brincadeira!

Ofereça brindes de festa junina

Lembre-se de oferecer brindes para as crianças e quem mais quiser jogar! Receber pequenos prêmios ao ganhar os jogos estimula todos a participarem. Uma boa dica é apostar em brindes que tenham a cara do São João, como paçoca e quebra-queixo. No mais, prepare um bom espaço para realizar as brincadeiras e tenha uma ótima festa!