Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 receitas com linguiça de churrasco
Guia Culinário 18/08/2021

3 receitas com linguiça de churrasco

As receitas com linguiça de churrasco são um sucesso mesmo fora do evento mais apreciado do Brasil! A famosa linguiça toscana já é a queridinha dos churrascos pelo país afora, mas ela também é muito bem aproveitada em outros pratos e eventos. Seja no almoço, lanche ou no jantar, a carne de porco combina com diferentes tipos de alimentos para as refeições ao longo do dia, principalmente em encontros com amigos e família no fim de semana. Para festejar sempre com um gostinho especial na mesa, veja agora 3 receitas com linguiça de churrasco para adicionar ao cardápio de eventos!

1. Linguiça de churrasco acebolada

Essa receita é bem simples e muito fácil de fazer e mostra que churrasco sem churrasqueira é possível! A melhor parte é que ela combina com vários outros ingredientes e compõe receitas totalmente diferentes. Por exemplo, a linguiça toscana acebolada pode ser consumida na salada, em um sanduíche e até mesmo com um prato de arroz e feijão do dia-a-dia. Incrível, né?

Você vai precisar de: 300g de linguiça toscana e 2 cebolas médias em rodelas.

O processo é todo feito na panela de pressão, o que ajuda a economizar tempo e ingredientes. Primeiramente, fatie a linguiça (com cuidado para o alimento não se desfazer caso esteja muito descongelado) e corte as cebolas em rodelas. Em seguida, adicione parte da cebola à panela, coloque os pedaços da linguiça no meio e finalize com o resto da cebola por cima.

Mantenha o fogo médio. Quando pegar pressão, reduza para fogo baixo e conte 25 minutos. Então, destampe a panela e finalize o preparo quando os ingredientes estiverem bem douradinhos e caramelizados. A linguiça libera bastante água durante o cozimento na pressão, então não precisa adicionar nenhum líquido à receita!

2. Ragu de linguiça toscana

O ragu de linguiça toscana pode ser usado para vários tipos de receita, como no preparo de massas, tipo parppadelle; batatas assadas, polenta e até para compor o famoso escondidinho! Dá uma olhada na simplicidade do preparo:

Você vai precisar de: 500g de linguiça toscana, 1 garrafa de passata de tomate, 1 talo de salsão, 1 cebola roxa, 3 dentes de alho, ½ xícara de chá de vinho tinto, 1 colher de chá de açúcar, 1 folha de louro, azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto.

Inicie o processo removendo a pele da linguiça e reserve o conteúdo. Em seguida, pique bem a cebola, o alho e o talo de salsão. Leve primeiramente a cebola ao fogo médio no azeite até que fique meio transparente. Então, adicione o alho e o salsão e deixe cozinhar. Depois, acrescente a linguiça e misture bem.

Chegou a hora de temperar! Regue a linguiça com vinho tinto e os temperos a gosto. Por último, adicione a passata de tomate e mantenha em fogo baixo por 20 minutos, mexendo regularmente para evitar que grude no fundo da panela ou queime. Para reduzir a acidez do molho, adicione o açúcar. Prontinho!

3. Linguiça de churrasco com pão

O pão com linguiça de churrasco pode ser servido no almoço com a família, no lanche da tarde e até mesmo em um jantar diferenciado com os amigos. Bem saborosa, é uma receita muito acessível que cai bem com qualquer tipo de bebida! Veja como fazer:

Você vai precisar de: 300g de linguiça, 200g de queijo muçarela ralado, 4 unidades de pão francês, 2 dentes de alho picadinhos, orégano a gosto e requeijão ou maionese para passar no pão (opcional).

Comece tirando a pele da linguiça e transferindo o conteúdo do interior do alimento para uma tigela. Então, adicione o queijo ralado, o alho bem picadinho e o orégano a gosto. Misture com o auxílio de uma colher de pau ou com as mãos limpas até homogeneizar. Depois, parta os pães ao mão e distribua as bandas em uma assadeira.

Você pode começar cobrindo as fatias de pão com requeijão ou maionese, mas esse passo é opcional! Adicione generosamente o recheio de linguiça toscana ao pão – não precisa economizar! Por fim, leve o tabuleiro ao forno a 200 graus e deixe assar por aproximadamente 5 minutos ou até dourar o recheio e derreter o queijo. Agora, é só aproveitar!