Alimentação

3 receitas com goiabada que dão um toque brasileiro aos doces

A receita de pão de queijo com goiabada é tipicamente brasileira e pode ser servida em festas de aniversário e reuniões com os amigos
A receita de pão de queijo com goiabada é tipicamente brasileira e pode ser servida em festas de aniversário e reuniões com os amigos

As receitas com goiabada caem no gosto dos brasileiros e de todos aqueles que têm a oportunidade de experimentá-las! Não é à toa que dizem por aí que as misturas inusitadas dos brasileiros são as melhores do mundo, não é mesmo? E os ingredientes muito saborosos são a justificativa para ter essa fama. A goiabada é um doce tipicamente brasileiro, bastante versátil e que faz parte de várias preparações culinárias. Que tal aprender o que fazer com goiabada para incluir no cardápio de snacks para servir aos amigos em um evento especial? É só dar uma olhada na lista abaixo e aproveitar as opções!

1. Romeu e julieta de travessa

Clássico doce com goiabada, o romeu e julieta é um dos queridinhos da confeitaria brasileira e tem até gostinho de infância! A combinação de queijo com goiabada pode ser feita em diferentes receitas, mas a versão romeu e julieta de travessa é uma ótima escolha para dividir com a família e amigos. Dá uma olhada:

Você vai precisar de: 200 g de geleia de goiaba Qualitá, ½ caixa de leite condensado, ½ caixa de creme de leite, 1 copo de requeijão, 1 pacote de gelatina incolor e 4 colheres de sopa de açúcar.

O primeiro passo é hidratar a gelatina cuidando para que ela não fique empelotada. Depois, transfira a gelatina para o liquidificador e acrescente o creme de leite, o leite condensado e o requeijão e bata bem. Despeje a mistura em uma travessa e leve à geladeira.

Enquanto isso, cozinhe a geleia de goiaba com o açúcar em uma panela até formar um creme. Quanto atingir o ponto, cubra o conteúdo da travessa com o creme e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 1 hora. Depois, é só aproveitar!

2. Goiabada com creme de leite

Essa é uma das receitas rápidas com goiabada que, apesar de bem simples, é muito saborosa. A combinação da goiabada com creme de leite é uma junção que dá muito certo e você precisa experimentar! Veja o passo a passo a seguir:

Você vai precisar de: 300 g de goiabada Qualitá e 300 g de creme de leite.

Parta a goiabada em pequenos pedaços e os divida em dois grupos, um com mais da metade do doce e a outra, com menos. Pegue a maior quantidade e bata no liquidificador com o creme de leite até formar uma mistura homogênea. 

Quando pronto, despeje a metade em uma travessa e coloque algumas unidades dos pedacinhos reservados. Então, termine de despejar o creme e salpique o resto do doce por cima. Deixe firmar na geladeira por algumas horas. Fica geladinho e delicioso!

3. Pão de queijo com goiabada

Quem diria que uma receita salgada como o pão de queijo daria uma bela combinação com a goiabada? Pois é! O pão de queijo com goiabada é maravilhoso e bem simples de fazer! E o melhor: é o snack perfeito para servir em qualquer encontro com os amigos! Siga as instruções abaixo:

Você vai precisar de: 500 g de goiabada Qualitá em pedaços, 500g de polvilho doce, 500g de queijo minas Qualitá ralado, 100g de queijo parmesão ralado, 3 ovos, 2 xícaras de chá de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 1/2 xícara de chá de óleo e 1/2 colher de chá de sal.

Para preparar a receita, comece adicionando o leite, o óleo, a manteiga e o sal em uma panela e levando ao fogo médio até levantar fervura. Após isso, desligue o fogo. Em seguida, transfira o leite quente para um recipiente grande, acrescente o polvilho doce, os ovos e os dois tipos de queijo e misture até criar uma massa uniforme.

Com as mãos, pegue porções de massa e insira um pedaço de goiabada. Enrole a massa em volta do doce até formar uma bolinha. Distribua em uma assadeira untada e deixe assar a 180 graus por aproximadamente 35 minutos ou até dourar. Por fim, é só servir. Fácil e saboroso demais!

Matérias: Alimentação

Ver mais