Alimentação

3 receitas com bacon para inovar na cozinha

A receita de risoto de bacon fica bem cremosa, aromática e funciona como prato principal para comer em família
A receita de risoto de bacon fica bem cremosa, aromática e funciona como prato principal para comer em família

Frito, cozido, assado, na brasa… O bacon é uma carne que fica deliciosa em diferentes preparos! Você já pensou, por exemplo, em fazer um risoto de bacon com temperos e especiarias para servir como prato principal? E quanto à maionese de bacon, que pode acompanhar diferentes hambúrgueres e sanduíches? Para que você se inspire a inovar cada vez mais na cozinha, nós separamos 3 receitas com bacon que ficam de dar água na boca. Dá uma olhada!

1. Risoto de bacon é uma receita cremosa e deliciosa para o almoço

Que tal fazer um almoço especial - bem cremoso e saboroso - para comer no domingo em família? O risoto de bacon, em especial, é mais fácil de fazer do que parece e fica dos deuses! Para que essa receita com bacon fique perfeita, a nossa dica é não abrir mão de ingredientes como vinho branco, caldo de legumes e requeijão - que são os responsáveis pela aromatização e cremosidade do prato. Confira o passo a passo:

Você vai precisar de: 1 caldo de legumes Qualitá (57 g), 2 xícaras de água, 1 pacote de bacon em fatias Qualitá (250 g), Azeite Qualitá, 3 colheres de sopa de manteiga Qualitá, 1 cebola média Qualitá picada, 3 dentes de alho Qualitá amassados, sal a gosto, 1 xícara de arroz italiano arbóreo Qualitá, ½ xícara de vinho branco, 2 colheres de sopa de requeijão cremoso tradicional Qualitá, queijo parmesão Qualitá ralado a gosto.

Para começar, você deve preparar o caldo de legumes que será utilizado na receita. Em uma panela, ferva 2 xícaras de água e adicione o caldo de legumes Qualitá. Deixe dissolver, mexendo com uma colher. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e reserve.

Chegou a hora de fritar o bacon! Primeiro, corte-o em cubos e transfira os pedaços para uma panela com um pouco de azeite. Deixe dourar, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver bem fritinho, reserve em um prato.

Na mesma panela em que o bacon foi fritado, adicione 1 colher de sopa de manteiga e deixe derreter um pouco. Junte a cebola picada, o alho amassado, o sal a gosto e refogue por mais uns minutos. Em seguida, junte o arroz arbóreo e misture um pouco.

Adicione o vinho branco e siga mexendo até que ele evapore completamente. Quando não houver mais cheiro de vinho, adicione 2 conchas do caldo de legumes e siga misturando, até a água evaporar toda. Em seguida, adicione mais 2 conchas do caldo e assim sucessivamente, até que o risoto fique cozido e bem cremoso.

Depois de adicionar todo o caldo e deixar o risoto cozinhar (sem parar de mexer), adicione o bacon frito e misture. Em seguida, junte o requeijão e o queijo parmesão. Misture bem e sirva ainda quentinho. Fica uma delícia!

2. Maionese de bacon combina com hambúrguer e batata frita

Para o preparo da maionese caseira, geralmente são utilizados ovos para dar a consistência certa. Mas você sabia que a maionese de bacon pode ser feita à base de leite e fica deliciosa? Para dar mais sabor, a nossa dica é também adicionar um pouco de pimenta-do-reino a gosto.

Você vai precisar de: 5 bacon em fatias Qualitá, 150 ml de leite Qualitá, pimenta-do-reino Qualitá moída a gosto, 300 ml de óleo de girassol Qualitá.

Para começar, disponha as tiras de bacon em uma travessa e leve para assar no forno preaquecido a 180°C por cerca de 30 minutos - ou até ele ficar bem durinho. Aqui, a ideia é que o bacon fique bem crocante e sequinho, ok?

Em um liquidificador, coloque o leite, quebre as tiras de bacon (já assadas) por cima e adicione a pimenta a gosto. Bata por 1 minuto e, então, vá adicionando o óleo aos poucos enquanto bate. Assim, a maionese fica bem cremosa! Sirva como acompanhamento para hambúrguer, batata frita ou outro sanduíche caseiro.

3. Duplo burguer bacon é uma boa opção para os fins de semana

Se você quer fazer um lanche diferente para comer na sexta à noite, uma excelente dica é apostar no duplo burguer bacon. Feito preferencialmente com carne bovina, queijo cheddar e molho barbecue, esse lanche costuma fazer bastante sucesso com a criançada e ainda é bem fácil de preparar.

Você vai precisar de: Bacon em fatias Qualitá (250 g) a gosto, 2 hambúrgueres de carne bovina Qualitá, 1 colher de sobremesa de manteiga Qualitá, 2 fatias de queijo processado sabor cheddar Qualitá, 1 pão de hambúrguer com gergelim Qualitá, cebola roxa Qualitá cortada fininha a gosto, molho barbecue Qualitá a gosto.

Para começar, pense na quantidade de bacon que deseja (podem ser 2 ou 3 fatias, por exemplo) e coloque-as em uma frigideira antiaderente. Deixe fritar bem dos dois lados. Para que fique mais sequinho, o ideal é não usar nenhuma gordura (azeite ou manteiga), pois a própria gordura do bacon já auxilia no processo. Quando estiver bem frito e crocante, transfira para um prato e reserve.

Na mesma frigideira em que o bacon foi frito, adicione a manteiga, deixe derreter um pouco e, então, junte os dois hambúrgueres. Deixe fritar dos dois lados; quando as carnes estiverem ao ponto, adicione 1 fatia de cheddar em cima de cada uma, tampe e deixe derreter.

Corte o pão de hambúrguer ao meio. Na parte de baixo do pão, coloque uma carne com cheddar, despeje um pouco de barbecue por cima e, então, a outra carne. Coloque mais um pouco de barbecue, se desejar, e adicione a cebola roxa fininha. Finalize com o bacon crocante e a outra metade do pão. Prontinho!

Matérias: Alimentação

Ver mais