Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
3 dicas de como tirar cola de vidro sem sofrimentos
Meu Lar 17/02/2020

3 dicas de como tirar cola de vidro sem sofrimentos

Quem nunca perdeu tempo raspando restinhos de cola adesiva (provenientes de rótulos) para reutilizar potes? Reaproveitar recipientes de geleia, requeijão e palmito, por exemplo, é uma atitude sustentável e criativa – com a ajuda deles, você pode guardar outros alimentos, utensílios ou até decorar a cozinha. Interessante, né?

No entanto, para que isso seja possível, é necessário aprender a remover bem a cola adesiva, para não ficar nenhum resquício no vidro. Aqui, nós preparamos um tutorial simples para tirar cola de vidro sem sofrimentos. Vale destacar que essas dicas também servem para limpar janelas e portas envidraçadas. Confira!

1. Use óleo de cozinha + esponja para esfregar

A principal dica para remover cola de vidro com facilidade é usar óleo de cozinha. Aplique o produto diretamente no vidro, espere 10 minutos e esfregue com uma esponja. A tendência é que a cola solte com facilidade e o pote fique totalmente limpo! Depois de aplicar o óleo, lave o recipiente normalmente, usando esponja e detergente. Não tem erro!

2. Aposte na solução água quente + vinagre branco

Outro truque interessante é usar vinagre branco para dissolver a cola com mais rapidez. Você pode embebedar um pano com o vinagre e, depois, esfregar bem o local sujo – essa é uma ótima dica para limpar vidros de janelas, sacadas e portas. Quem tem criança pequena em casa, por exemplo, já deve ter se deparado com adesivos em vidros pela casa. Para remover a cola com segurança e eficiência, basta recorrer ao vinagre!

Caso a ideia seja remover colas de recipientes de vidro, a nossa sugestão é preparar uma solução de água quente + vinagre branco e deixar o pote de molho (totalmente submerso) durante cerca de 30 minutos. O ideal é que você faça isso antes de remover o rótulo – assim, a cola sai toda de uma vez, junto com o papel da embalagem. Bem simples, né?

3. Use óleo de coco para remover o rótulo e a cola de uma vez só

Para remover o rótulo e a cola de uma vez só, a nossa dica é recorrer ao óleo de coco. O ideal é que você despeje uma boa quantidade de óleo em cima da embalagem, espere 15 minutos e, depois, use um pano ou esponja para esfregar o papel e removê-lo por inteiro. Dessa forma, a cola sai junto com o rótulo e, depois, você só precisa lavar o pote normalmente.

Obs.: Produtos desengordurantes são grandes aliados na hora de remover cola de vidro. Por isso, a nossa dica é também usá-los para fazer uma lavagem mais caprichada nos potes.