Organização

10 truques para otimizar espaço quando se tem objetos demais

Tente aproveitar ao máximo o espaço que você já tem disponível em casa
Tente aproveitar ao máximo o espaço que você já tem disponível em casa

Manter a ordem na casa pode ser uma das tarefas mais complicadas no dia a dia de algumas pessoas. E tudo fica ainda mais difícil quando se tem muitos objetos para pouco espaço, pois essa combinação é a fórmula perfeita para a bagunça. Quem passa pela situação sabe que, mesmo quando surge a tentativa de colocar as coisas em ordem, a sensação acaba sendo de sufocamento e a casa parece estar sempre desorganizada. Mas nem tudo está perdido! É possível, sim, limpar esses ambientes e conseguir a tão sonhada paz de ter tudo em seu devido lugar. Para te ajudar com isso, separamos 10 dicas que são ideais para otimizar espaços. Confira:

1. Não precisa se livrar de tudo, mas tente reduzir a quantidade de objetos

Um dos primeiros erros de quem possui muitos objetos é tentar se livrar de todos de uma única vez ou achar que nenhum deve ir embora. A dica para reduzir a quantidade de objetos é analisar um por um, pensando se eles realmente possuem funcionalidade no seu cotidiano ou não. Se no final das contas você acabar retirando apenas um ou dois itens, o exercício ainda terá sido válido. Isso porque agora você vai ter a noção de cada coisa que ocupa sua casa. Assim, a arrumação vai ser bem mais simples!

2. Organize por setores e não por cômodos

A segunda sugestão é encarar a organização como uma setorização de itens. Não entendeu? A gente explica! Se você é uma pessoa que tem muitos livros, junte todos que estão espalhados pela casa e tente setorizar cada coisa. Evite arrumar por ambiente, pois é normal que tenham mais livros em outros lugares. O mesmo vale para os papéis e roupas. Quando você une todos os objetos semelhantes é possível ter uma noção melhor do que deve ficar e do que está apenas ocupando espaço.

3. Aproveite o espaço disponível na sua casa! Acredite, vai caber tudo!

Quando o assunto é organização, muitas pessoas já pensam em comprar novos organizadores, estantes e gaveteiros. Mas, provavelmente, o espaço disponível na sua casa já é mais do que suficiente. Adquirir mais itens pode acabar poluindo o ambiente e atrapalhando sua vida. Siga nossas dicas reduzindo o que puder, setorizando os itens em apenas um local e pode ter certeza que tudo vai caber nos móveis que você já tem.

4. Evite empilhar os itens, procure realizar uma organização na vertical

Por alguma razão, somos ensinados a organizar empilhando um item em cima do outro. Esse método é bem mais rápido, porém dificulta muito mais a manutenção da ordem. A técnica também atrapalha que você tenha total noção do que realmente tem em cada gaveta, armário, caixas ou baús. Para acabar com o problema e ter uma boa visão do que está em cada lugar, a dica é organizar roupas e objetos na vertical quando forem posicionados em caixas e gavetas. Para as roupas, você pode inclusive adotar os rolinhos, que economizam bastante espaço.

5. Utilize toda a extensão dos ambientes para ter mais opções de armazenamento

Não se limite a utilizar apenas os espaços da parede para colocar móveis que vão ajudar na organização. O teto e as partes mais altas dos cômodos podem receber armários, prateleiras, e nichos. Mas opte por isso apenas quando as outras mobílias já estiverem com toda a capacidade completa. Lembre-se sempre que menos é mais, principalmente na organização.

6. Divida as gavetas com pequenas caixas

Organizar as gavetas com caixas é uma superdica para quem tem muitos objetos pequenos para serem guardados. A técnica também funciona perfeitamente na cozinha, com os talheres e potes. Vale ressaltar para manter o padrão de organização na vertical, assim fica mais simples retirar o que você precisa e colocar de volta no mesmo local.

7. Otimize cada escolha de móveis

Se você está se mudando para um lugar menor, aproveite para facilitar a organização já na escolha dos móveis. Procure por mobílias que sejam multifuncionais, como as camas que já vem com um baú na parte de baixo. Outras boas opções são os sofás e as camas que possuem gavetas embutidas para armazenamento de objetos. E nesse estilo existem diversos outros móveis que podem te ajudar a guardar todos os seus itens pessoais.

8. Tente deixar bancadas e superfícies planas livres de objetos

Cozinha, banheiro e lavanderia ficam muito mais organizados com as bancadas livres. Deixar objetos em cima de superfícies planas é tentador, mas no final isso mais acaba atrapalhando do que ajudando. Esse hábito polui o visual do ambiente e faz com que tudo vire uma bagunça com muita rapidez. A dica também vale para cômodas e penteadeiras. O ideal é procurar um local para cada item.

9. Suportes magnéticos são uma ótima alternativa para a cozinha

Se a bagunça de facas e temperos está tirando seu sono, os suportes magnéticos podem ser a solução! Para por esses objetos em ordem, basta pendurar o suporte e colar ímãs na base dos potes de tempero. Já as facas podem ser penduradas sem a necessidade do ímã. E a melhor parte é que, além da organização, o suporte ainda ajuda a decorar a sua cozinha.

10. Prateleiras são sempre grandes aliadas na organização

Se o eu caso for a falta de locais para armazenar os objetos, as prateleiras são ótimas opções. Além de serem mais baratas, elas trazem um visual bem clean e minimalista para a sua casa. E dependendo do que for posicionado na prateleira, você pode utilizar caixas ou deixar o objeto à mostra. Só não se esqueça de colocar um item decorativo para garantir um charme a mais.

Matérias: Organização

Ver mais