Alimentação

10 pratos de Natal para servir na ceia

Para preparar uma ceia de Natal caprichada, a nossa dica é preparar o clássico peru servido com salada, farofa e outros pratos natalinos
Para preparar uma ceia de Natal caprichada, a nossa dica é preparar o clássico peru servido com salada, farofa e outros pratos natalinos

Reunir as pessoas que amamos - como amigos e familiares - durante a ceia de Natal é uma das partes mais gostosas dessa época do ano, não é mesmo? E, para que o momento seja ainda mais gostoso e memorável, investir em um banquete de alto nível é sempre importante! Para te ajudar a organizar a ceia da melhor forma possível, nós fizemos uma lista com 10 pratos típicos de Natal que são deliciosos e podem fazer parte do seu jantar. Confira!

1. Peru de Natal

O carro-chefe de todo Natal com certeza é o peru - que pode ser assado com manteiga, cebola e até mesmo com um pouco de vinho ou cerveja. O segredo para preparar uma carne de peru macia, bem temperada e suculenta é caprichar na marinada e respeitar o tempo de cozimento.

Comece secando o peru com um papel toalha, depois aplique a marinada (que pode ser de azeite, alho, cebola, cheiro-verde picado, pimenta moída, sal e vinho branco) e depois espere algumas horas. Coloque o peru em uma travessa, junto com toda a marinada, cubra com um papel alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 200°C por pelo menos 3 horas, lembrando de sempre regar a carne e conferir para não deixar queimar. O resultado fica dos deuses!

2. Tender natalino

Outro prato bastante tradicional natalino é o tender - um tipo de presunto que costuma ser servido com cravos espetados. Esse tipo de carne é simples de assar (basta fazer pequenos cortes com a faca, aplicar a marinada, enrolar no papel alumínio e levar para o forno por uns 40 minutos ou até ficar dourada) e também fica deliciosa quando servida com um molho de mel e mostarda. Para acompanhar, não se esqueça do arroz e da farofa, ok? Esse pratinho fica a cara do Natal!

3. Chester

O chester é outra carne bem saborosa que tem tudo a ver com o Natal e pode ser preparada de diferentes formas. Você pode fazer uma marinada de molho de laranja e especiarias, caldo de galinha com vinho e ervas, dentre outras combinações. Além disso, também é possível rechear o chester com vegetais, temperos e um pouco de manteiga (como cebola, cenoura, pimenta e cheiro-verde). Depois de aplicar a marinada, espere algumas horas, adicione o recheio e transfira o chester para uma travessa. Cubra a assadeira com um papel alumínio e leve para assar no forno preaquecido a 200°C por pelo menos 2 horas. Uma boa dica para quem quer ter menos trabalho é recorrer ao frango especial temperado da Qualitá que só precisa ser assado no forno (pois já vem com os temperos necessários).

4. Salpicão de frango

Você sabia que o salpicão de frango também é uma receita de Natal que faz bastante sucesso? Servido gelado, esse prato é feito basicamente com frango desfiado, milho, ervilha, cenoura ralada, cheiro-verde, creme de leite e algumas frutas (como maçã picada e uva passa). O toque final fica por conta da batata palha, que concede mais crocância e sabor. Essa é uma ótima sugestão de receita de Natal para quem busca algo mais prático!

5. Bacalhau espiritual

Em vez de preparar o bacalhau em postas junto com cebola, batata, azeite e azeitonas (receita tradicional portuguesa), que tal dar uma chance para o bacalhau espiritual? Esse prato é feito com o peixe dessalgado e desfiado e diversos outros ingredientes: batata, cenoura, cebola, manteiga, pão de forma, leite, queijo parmesão, requeijão e um molho bechamel que dá um toque diferenciado. O resultado é uma espécie de creme de bacalhau que fica delicioso com arroz e funciona como alternativa mais refinada para a ceia de Natal. Apesar de ser um pouco mais trabalhosa, essa receita é imperdível!

6. Arroz à grega

Outra ótima sugestão para fazer uma ceia de Natal caprichada é apostar no arroz à grega - que é basicamente o arroz branco cozido com cebola, cenoura, pimentão, milhos, ervilhas, uvas passas e temperos de sua preferência (como cheiro-verde e pimentas moídas). Esse arroz colorido fica bem bonito na ceia e combina com as carnes do Natal.

7. Farofa natalina com frutas

Não tem como fazer uma ceia de Natal completa sem contar com a farofa! A nossa dica para fazer um prato mais festivo é dar uma incrementada no preparo com frutas secas (como uvas passas e damascos secos picados). Capriche também nos temperos, como no cheiro-verde e nas pimentas, que fica uma delícia! Caso você não seja muito fã de frutas secas na comida salgada, basta fazer uma farofa simples (na cebola e na manteiga) e, quem sabe, incrementar com um pouco de bacon frito. Existem inúmeras alternativas para preparar uma farofa natalina dos deuses!

8. Salada de grão-de-bico

Caso você queira botar uma opção vegana na ceia, a nossa dica é preparar uma salada de grão-de-bico com vários vegetais e temperos. Para isso, você deve começar deixando os grãos de molho por pelo menos 8 horas (para remover os antinutrientes) e depois cozinhar na pressão por uns 20 minutos. Depois, misture o grão-de-bico com alho, cebola roxa picada, azeite, suco de limão, cheiro-verde, pimenta e sirva com vegetais (como alface, rúcula e tomates picados em cubos). Essa é uma opção saudável, vegetariana e bem colorida que tem a cara do Natal.

9. Maionese de Natal

Para harmonizar com a farofa e todas as carnes natalinas, nada mais justo que preparar uma maionese caprichada. Aqui, a nossa dica é fazer uma receita incrementada com frutas: batatas e cenouras cozidas al dente, cebola picada, maçã picada, azeite, sal, cheiro-verde, uvas passas e maionese pronta. Misture tudo e sirva em uma travessa natalina. Pode apostar que faz bastante sucesso!

10. Salada de lentilha natalina

Por representar prosperidade, sorte e dinheiro, a lentilha é uma comida tradicional das festas de fim de ano e pode ser preparada de diferentes formas (cozida, em saladas, junto com o arroz etc.). Para servir na ceia de Natal, a nossa sugestão é preparar uma salada bem colorida com a leguminosa. Nesse caso, o modo de preparo será semelhante ao do grão-de-bico: primeiro, deixe a lentilha de molho por 8 horas, depois escorra e leve para cozinhar na pressão por 20 minutos. Em uma frigideira, refogue alho, cebola e pimentões picados no azeite e, depois, acrescente a lentilha já cozida e misture mais um pouco. Transfira o refogado para uma travessa e incremente da forma que preferir - com tomate picado, cheiro-verde, pimenta e sirva com vegetais verde-escuros. Essa também é uma alternativa saudável e vegetariana para a ceia de Natal.

Bônus: aposte em doces natalinos tradicionais, como panetone e rabanada

Após a ceia de Natal, sempre bate uma vontade de comer uma sobremesa gostosa, não é mesmo? Por isso, também é muito importante pensar nos doces natalinos - principalmente nos mais tradicionais, como o panetone (que pode ser de frutas ou de chocolate), a rabanada (feita com bastante açúcar e canela) ou até mesmo o manjar com ameixa. Você também pode preparar receitas mais simples, como pudim de leite condensado ou mousse de maracujá. O importante é que haja algum doce para fechar a celebração com chave de ouro!

Matérias: Alimentação

Ver mais