Alimentação

10 frutas do outono perfeitas para comer na estação

Banana e kiwi são duas frutas de outono nutritivas e saborosas
Banana e kiwi são duas frutas de outono nutritivas e saborosas

O outono é uma estação deliciosa, conhecida pelas temperaturas amenas e pelas folhas que começam a cair das árvores, antecedendo o inverno, além de mudar as vitrines das lojas de roupas e acessórios. Porém, não é só o guarda-roupa que se beneficia dessa estação! As frutas do outono ficam ainda mais gostosas (e baratas!) nessa época e são perfeitas para incrementar a sua alimentação. Veja 10 dicas de frutas para comer no outono e abastecer a fruteira.

1. Abacate

O abacate é uma conhecida fruta do outono e também muito versátil: dá para comer pura, com açúcar, na vitamina ou até mesmo no guacamole. Essa fruta deliciosa também tem benefícios para a saúde: como é rico em fibras, vitamina K, C e do complexo B, ele ainda favorece a saúde do coração, dos olhos, regula a pressão arterial, melhora o funcionamento do intestino e previne contra a osteoporose.

2. Manga

Essa é uma fruta refrescante e também pode ser consumida in natura e de outras formas, sendo muito apreciada em sucos e principalmente em pratos salgados de saladas acompanhados por folhas diversas. A manga é rica em minerais, fibras e antioxidantes, ajudando quem tem prisão de ventre e turbinando o sistema imunológico.

3. Caqui

O caqui é um tipo de tomate muito apreciado pelo seu sabor doce. Ele pode virar sorvete, doce, compota, suco… O que a sua imaginação permitir! Ele também traz vários benefícios para a sua saúde: os antioxidantes presentes na fruta previnem o envelhecimento precoce, melhorando a pele. Além disso, faz bem para o coração e é ótimo para gestantes, por conter vitamina A. Mas atenção, diabéticos: o consumo do caqui deve ser moderado devido à sua grande concentração de frutose.

4. Kiwi

O kiwi também é uma fruta refrescante e que agrada o paladar de quem adora um suco. Ele pode ser consumido inclusive com a casca, o que potencializa ainda mais seus benefícios para a saúde, que incluem a melhora da qualidade do sono, regulação do intestino e poder anti-inflamatório. Além disso, fica uma delícia quando usado em saladas de frutas e na decoração de tortas e bolos.

5. Coco

O coco é uma daquelas frutas superversáteis, pois além de ser consumido puro pode virar leite, óleo, açúcar, sorvete, creme e ser usado como base de doces, bolos e sobremesas em geral. Além disso, é um ingrediente usado em pratos salgados e até a água presente no seu interior é aproveitada para o consumo. Seus benefícios também não ficam para trás: o coco auxilia na saúde do coração, ajuda no emagrecimento, reduz o colesterol e é anti-inflamatório.

6. Banana

Muito popular em países tropicais, a banana é uma fruta amada por quase todo mundo. Seu consumo puro é muito prático, sendo uma ótima opção para um snack da tarde, mas também é muito gostosa quando usada no preparo de smoothies, vitaminas, doces, bolos e saladas de frutas. A banana é rica em potássio, beneficiando praticantes de exercícios físicos, pois evita cãibras. Por fim, ela também faz muito bem para a digestão.

7. Graviola

A graviola é uma fruta com sabor inconfundível e delicioso, podendo ser consumida tanto de forma natural quanto em smoothies, sucos e chás. Ela também vai bem em sobremesas, como cremes e bolos, dando um sabor exótico! A graviola é fonte de cálcio, combatendo a osteoporose e fortalecendo ossos e dentes, além de ser um verdadeiro detox de fungos e bactérias no organismo.

8. Mamão

Outro queridinho das vitaminas é o mamão. Essa fruta mais do que popular também é consumida in natura, combinando com o café da manhã, além de sucos e também na salada de frutas. O mamão também é muito famoso por sua atuação no intestino, colaborando com quem tem prisão de ventre, graças à sua grande concentração de fibras. Ele também ajuda quem quer emagrecer e combate gripes e resfriados.

9. Pera

A pera é uma delícia de qualquer jeito: pura, no suco, na salada de frutas, em tortas e doces e até mesmo em fatias nos pratos salgados. Ela melhora não só o funcionamento intestinal, mas também todo o sistema digestivo, é anti-inflamatória e ótima para quem tem diabetes, já que controla o nível de açúcar no sangue. Além de melhorar o sistema imunológico, ela também tem poder energético.

10. Uva

A uva é uma das frutas mais queridas e populares do país, e supercombina com o climinha de outono! Ela pode ser consumida na salada de frutas, pura, em sucos ou até mesmo em um bom vinho. Entre seus benefícios está o poder antioxidante, que previne doenças e combate os radicais livres, e a regulação do funcionamento do intestino, pois é rica em fibras. A uva roxa é rica em ácido fólico, que ajuda a prevenir a anemia, enquanto a verde melhora a circulação e controla o nível glicêmico.

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