Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 29/01/2021

1 kg de carne rende quantos espetinhos? Aprenda a calcular o preço de cada um

Fazer espetinhos de carne para servir em festas de aniversário, reuniões e eventos com amigos e familiares é sempre uma boa alternativa, não é mesmo? E, para quem está pensando em fazer um dinheirinho extra vendendo comida, os espetinhos também são ótimas apostas! No entanto, sempre bate aquela dúvida sobre a quantidade de carne e outros ingredientes necessária para fazer determinada quantidade de comida. Então, para te ajudar a fazer o cálculo correto, nós preparamos uma matéria respondendo às seguintes perguntas: 1 kg de carne rende quantos espetinhos? Como padronizar o tamanho dos espetos? Para descobrir as respostas, é só continuar lendo!

Afinal, 1 kg de carne rende quantos espetinhos e como padronizá-los?

Para calcular a quantidade de carne necessária para fazer os espetinhos, o primeiro passo é ter uma noção mínima do rendimento de 1 kg do alimento. Além disso, é importante definir o corte de carne que será utilizado na confecção – o patinho moído, por exemplo, resulta em um tipo de kafta (espetinho árabe) bem saboroso! Já os cubos de alcatra podem formar um espetinho mais no estilo de churrasco brasileiro. Aqui, nós ensinamos a calcular carne para as duas alternativas:

Faça espetinhos com patinho moído

Com 1 kg de patinho moído, é possível fazer 10 espetinhos no estilo “kafta” bem caprichados. Neste caso, comece colocando a carne em uma bacia, adicione sal, alho picado, um pouco de azeite (opcional), creme de cebola e os temperos de sua preferência (como salsinha e pimenta síria). Na hora de montar a carne nos espetos, uma boa alternativa é acrescentar um pouco de queijo. Depois é só preparar tudo na grelha e prontinho! Caso o objetivo seja vender os espetos, o ideal é se planejar para montar uma boa quantidade de comida com antecedência. Com 5 kg de patinho moído e alguns temperos, por exemplo, é possível começar com 50 espetinhos.

Obs.: Para deixar todos os espetos com exatamente a mesma quantidade de carne, a nossa dica é usar uma balança na hora de montar – separando porções padronizadas de 100 g para cada. Assim, não tem erro!

Experimente usar cubos de alcatra

Assim como o patinho moído, a alcatra é uma excelente carne para montar espetinhos para vender. Neste caso, 1 kg da peça cortada em cubos médios também costuma render 10 espetos caprichados. Aqui, a ideia é que você corte a carne em pedaços padronizados, adicione azeite, sal, pimenta e os temperos de sua preferência. Depois, os distribua pelos espetos e, então, é só levar para grelhar. Caso a ideia seja montar espetos para vender, lembre-se de comprar uma quantidade maior de carne (10 kg rendem 100 espetos, por exemplo) e prontinho!

Obs.: Caso você queira otimizar o uso da carne, uma boa dica é fazer espetinhos mistos de carnes alternadas com vegetais (como tomate-cereja e cebola). Neste caso, com 1 kg de carne, é possível montar mais de 10 espetinhos. Apenas lembre-se de incluir no orçamento o valor dos vegetais que serão usados no preparo. 

Recorra aos espetinhos da Qualitá para ter mais praticidade

Se o seu objetivo é preparar espetinhos com mais facilidade, rapidez – e sem gastar muito tempo – para oferecer na reunião entre amigos, uma boa dica é recorrer às versões semiprontas e congeladas da Qualitá. A marca dispõe de um acervo de espetinhos bem variados: de carne bovina, coração, peito de frango, linguiça mista e até de kafta. Vale a pena experimentar!