Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
20 coisas para fazer antes de 2020 para deixar sua casa e vida renovadas
Meu Lar 11/12/2019

20 coisas para fazer antes de 2020 para deixar sua casa e vida renovadas

Você já parou para refletir e fazer uma retrospectiva de como foi o seu ano? Pensar nas conquistas (e derrotas), nas viagens e momentos de confraternização é um ótimo exercício para o fim de dezembro. O problema é que, muitas vezes, ficamos com a sensação de que não aproveitamos ao máximo – e isso é normal, mas nunca é tarde para mudar! Então, para que você entre em 2020 mais realizado (e resolvido) consigo mesmo, nós preparamos uma lista com 20 coisas para fazer antes da chegada dos anos 20. Dá uma conferida!

1. Faça um planner com as metas do próximo ano

A melhor forma de se despedir de 2019 é planejando 2020! Deixe para trás as frustrações, medos e comece uma nova fase com metas e objetivos bem estabelecidos. A nossa dica é justamente fazer um planner anual com ideias para colocar em prática – pode ser um novo projeto, hobby ou até uma viagem grandiosa. Que tal?

2. Reorganize seu quarto

Não há nada melhor que começar o ano com o quarto bem limpo, organizado e renovado em todos os sentidos. Para começar um novo ciclo, é importante que tudo esteja arrumado para as energias fluírem de forma tranquila. A nossa dica é: limpe e organize suas gavetas e prateleiras de roupas, sapatos e dê uma geral em tudo. Faz uma diferença danada!

3. Faça aquela receita que você nunca teve coragem de fazer

Tem alguma receita complicada que você nunca teve coragem (ou tempo) para fazer? Esse é o momento perfeito para tirar do papel aquele prato ou sobremesa que você sempre quis experimentar! Reserve um dia do fim de semana e mãos na massa!

4. Monte uma lista de livros para ler no próximo ano

Que tal montar uma rotina de leitura para 2020? Essa é uma ótima forma de trabalhar a mente, incentivar a memória e a criatividade, sabia? Por isso, a nossa dica é justamente montar uma lista com todos os livros que você quer ler no próximo ano – e se programar para, de fato, cumprir o objetivo.

5. Faça uma faxina geral na casa

Fazer uma limpa nos quartos, banheiro, cozinha e sala é fundamental para começar o novo ano com o pé direito. Tente se livrar de coisas antigas e faça uma faxina caprichada (com todos os produtos que tem direito) para deixar a casa renovada!

6. Que tal montar uma playlist que resuma o seu ano?

Se você tem o hábito de escutar músicas no dia a dia, aqui vai uma dica bem divertida: monte uma playlist com todas as canções que te remetam ao ano (ou, neste caso, quem sabe a década) que passou. Pode ser uma música que você conheceu em uma viagem, algo que te lembre alguém (ou um momento) especial… Essa é uma forma de eternizar as coisas boas que aconteceram com você no ano que ficou! Bem legal, né?

7. Tome um banho de mar ou cachoeira

Para limpar a alma e renovar as energias, nada melhor que um banho de mar ou cachoeira. Separe um dia para fazer justamente isso: faça uma trilha (de preferência com os amigos) e curta um dia inteiro dentro d’água. Você vai sair de lá bem mais leve, pode apostar!

8. Resolva alguma pendência da casa que esteja te incomodando

Tem alguma porta emperrada, chuveiro pingando ou algo precisando de conserto em casa? Aproveite esse fim de ano para resolver todas as pendências – por mais simples que sejam! Não há nada melhor que começar o ano com pequenos problemas já resolvidos.

9. Faça maratona de filmes e séries com a família ou com os amigos

Que tal separar um dia para maratonar aquela série que você e sua família ou amigos amam? Separe pipoca, amendoim, chocolate e outras guloseimas para passar o dia inteiro de frente para a telinha. Vai ser ótimo conversar, dar boas risadas e curtir um dia com várias pessoas que você ama!

10. Separe roupas e sapatos para doação

Além de reorganizar a casa e resolver algumas pendências, não se esqueça de também fazer uma sessão desapego! Separe roupas e sapatos para doação, jogue fora tudo que for lixo e, assim, abra espaço para coisas novas. Dá uma sensação de leveza, né?

11. Coma a sua comida preferida, independente de qual seja

Permita-se comer aquilo que você mais gosta, ok? Até mesmo se a sua comida preferida for pizza e isso vá contra a sua dieta. Separe um diazinho só para saborear aquilo que mais ama!

12. Reencontre aquele amigo que você não vê há tempos

Todo mundo tem aquele amigo querido que quase nunca encontra, né? Seja por falta de tempo ou distância… sempre tem uma desculpa! Antes que o ano termine, que tal marcar um encontro para valer, hein? Pelo menos dá para matar um pouco da saudade!

13. Separe um dia para cuidar apenas de si

Quantas vezes você separa um tempinho para cuidar apenas de si próprio? Para muitas pessoas, os momentos de autocuidado acabam sendo bem raros. Por isso, a nossa sugestão é separar um dia inteiro para fazer o que você mais gosta, tratar a pele, o cabelo e – quem sabe – tomar um banho relaxante de banheira.

14. Escolha um projeto novo para começar no início do ano

Na hora de fazer o planejamento de 2020, outra dica interessante é pensar em um novo projeto para dar início. Pode ser um novo hobby – algum curso de línguas ou de um instrumento musical, por exemplo – ou até mesmo algo relacionado com a sua carreira profissional. O importante é buscar proatividade!

15. Faça um passeio com toda a família

Passar um dia pertinho da família é outra coisa que não pode faltar! Você pode reunir todo mundo para dar um passeio – fazer um piquenique, quem sabe – e ficar horas conversando sobre as lembranças ou até vendo álbuns antigos. Essa época é perfeita para isso, né? E faz um bem danado, pode apostar!

16. Programe uma viagem sozinho para o próximo ano

Você já fez uma viagem sozinho? Isso mesmo, sem amigos ou familiares, só você! Caso a resposta seja negativa, a nossa dica é planejar algo nessa linha. Dentro do seu planner de 2020, separe algum feriado para fazer uma trip consigo mesmo e comece a planejar. Será uma experiência incrível!

17. Que tal passar um dia sem celular?

A maioria das pessoas não consegue ficar horas sem olhar o celular, que dirá um dia inteiro! A nossa proposta é que você faça justamente isso: separe um dia (de preferência, no fim de semana) para não tocar no celular ou qualquer tipo de tecnologia. Você pode passear ao ar livre, jogar jogos de tabuleiro e fazer outras coisas para se desconectar.

18. Agradeça às pessoas que foram importantes no seu ano

Agradecer é um hábito que todos deveriam adotar para a vida. Principalmente neste período de fim de ano, em que fazemos uma retrospectiva de tudo que aconteceu. A nossa dica é que você mande uma mensagem de agradecimento para todas as pessoas que você ama – e que foram importantes, de alguma forma, no ano que passou. É um gesto simples, mas que faz muito bem a todos os envolvidos!

19. Passe mais tempo ao ar livre

Que tal criar a meta de passar mais tempo em parques, praias e cantinhos a céu aberto? Você pode começar ainda no fim de 2019 a andar mais de bicicleta, marcar encontros em parques ou praças e se programar para passar mais tempo perto da natureza. É mais simples do que parece!

20. Faça um planejamento para a próxima década

Como você se imagina no final da década de 20? Você pode ter planos de ter um filho, morar no exterior, ter uma casa própria ou de trabalhar com aquilo que mais gosta. São inúmeros desejos e objetivos que você precisa colocar na ponta do lápis.

Então, para finalizar essa década de 2010 da melhor forma, uma boa dica é planejar as metas dos próximos anos e, a partir daí, tomar medidas que tornem os seus sonhos possíveis. Espero que no fim da década de 20 você esteja exatamente onde deseja!

Veja mais